CURSO DE LICITAÇÕES NA PRÁTICA
OFICINAS EM LICITAÇÕES – DA TEORIA À PRÁTICA

OFICINAS EM LICITAÇÕES – DA TEORIA À PRÁTICA
DIAS 10 A 13 DE DEZEMBRO DE 2018
CARGA HORÁRIA: 24 HORAS-AULA

Oficinas em licitações prática

• O curso “Oficinas em Licitações – da teoria à prática” possibilita uma dinâmica participativa e reflexiva sob o enfoque da teoria-prática, que toma como fundamento o pensamento de Paulo Freire segundo o qual “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Inicialmente o professor irá introduzir os alunos com todas as explicações necessárias aos temas abordados e, em sequencia de cada matéria, será aplicada a didática/metodologia de oficinas Vianna, que dividem-se em:

a) Estudos de Casos, Questões relevantes e decisões;

b) Dinâmicas em Grupos;

c) Simulações e/ou Práticas.

Dessa forma as oficinas aprimoram significativamente o modo de aprender, pois além de iniciarem com uma abordagem tradicional (método de apresentação expositivo pelos instrutores) possibilitará a construção prática do conhecimento (metodologia de dinâmicas, estudos de casos e questões polêmicas, debates de decisões e acórdãos, simulações etc).
Todas as etapas teóricas ou práticas serão apresentadas com todo detalhamento e embasamento sob enfoque jurídico, legal, doutrinário e à luz do TCU.

A quem se destina
Aos profissionais da Administração Pública Direta e Indireta, de todas as esferas de Governo, União, Estados e Municípios, envolvidos direta ou indiretamente com todas as etapas de Licitações e Contratações Administrativas;
• Aos profissionais dos Três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como de Tribunais de Contas e Ministério Público, envolvidos direta ou indiretamente com todas as etapas de Licitações e Contratações Administrativas;
• Aos profissionais de empresas privadas e pessoas físicas que participam (ou tenham como objetivo participar) de Licitações e Contratações.
• Membros das Comissões de Licitação. Administradores, Advogados, Contadores, Economistas e demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com as licitações.

Hotel de realização do curso
hotel do curso de licitação
hotel curso de licitação
hotel curso de licitação
Excelente localização nos Jardins, local mais nobre de sp
hotel curso de licitação
Quartos confortáveis
hotel curso de licitação
Serviço com excelência
HOTEL DE REALIZAÇÃO DO CURSO GOLDEN TULIP PARK PLAZA



A localização do Hotel em São Paulo é conveniente: alia o charme da Alameda Lorena, com um entorno silencioso, residencial e cercado de boutiques e pequenos restaurantes charmosos, com a facilidade de acesso, graças à proximidade com a Avenida Nove de Julho. E para brindar essa conveniência, uma excelente estrutura hoteleira com a assinatura da rede Golden Tulip, oferecendo quartos confortáveis e elegantes e uma estrutura funcional e completa para eventos em São Paulo.

Café da manhã incluído

Checkin: 14h00 / Checkout: 12h00

*Sua reserva deverá ser feita diretamente com o hotel.

TARIFAS ESPECIAIS PARA PARTICIPANTES DO CURSO VIANNA

Alameda Lorena, 360 - Jardins - SP
Tel: (11) 2627 6202 Fax: (11) 2627 6203

DISTÂNCIA DOS AEROPORTOS
CONGONHAS: 8 KM
GUARULHOS: 25 KM

Restaurante 5 estrelas
hotel curso de licitação
PARA ACESSAR O SITE DO HOTEL CLIQUE AQUI
Fotos do curso
Conteúdo Programático
MÓDULO I
Ÿ
DIA 10/DEZEMBRO/2018 – DAS 14H00 ÀS 18H00
Ÿ OFICINA NOVIDADES EM LICITAÇÕES NO PLANEJAMENTO DA LICITAÇÃO (ETAPA PREPARATÓRIA)
● 1º BLOCO: PESQUISA DE MERCADO (PESQUISA DE PREÇOS) E A NOVA IN 05/14 atualizada pela IN 03/17
● 2º BLOCO:  INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 05/2017 MPDG E NOVIDADES NO PLANEJAMENTO DA LICITAÇÃO


MÓDULO II
Ÿ
DIA 11/DEZEMBRO/2018 – DAS 08h30 às 12h30
Ÿ OFICINA PREGÃO PRESENCIAL – TEORIA E PRÁTICA
● 1º BLOCO: INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO TEÓRICA PREGÃO PRESENCIAL
● 2º BLOCO: PRÁTICA DO PREGÃO PRESENCIAL
 
MÓDULO III
Ÿ
DIA 11/DEZEMBRO/2018 – DAS 13h30 às 17h30
Ÿ OFICINA PREGÃO ELETRÔNICO – TEORIA E PRÁTICA
● 1º BLOCO: PREGÃO ELETRÔNICO
● 2º BLOCO: PRÁTICA DO PREGÃO ELETRÔNICO

      
MÓDULO IV
Ÿ
DIA 12/DEZEMBRO/2018 – DAS 08h30 às 12h30
Ÿ OFICINA JULGAMENTO DA LICITAÇÃO
● 1º BLOCO: PROBLEMAS COMUNS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES
● 2º BLOCO:  DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO.

 
MÓDULO V
Ÿ
DIA 12/DEZEMBRO/2018 – DAS 13h30 às 17h30
Ÿ OFICINA SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS
● 1º BLOCO:  SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS


MÓDULO VI

DIA 13/DEZEMBRO/2018 – DAS 08h30 às 12h30
Ÿ OFICINA PENALIDADES EM LICITAÇÕES;  OFICINA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
● 1 º BLOCO: PENALIDADES EM LICITAÇÕES
● 2 º BLOCO: MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E BENEFÍCIOS EM LICITAÇÕES




VER CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE TODOS OS DIAS CLIQUE AQUI
Carga horária
24 horas
Almoços
2
Coffee break
6
Dezembro
10 a 13
Professores
professor curso de licitação
Evaldo Araújo Ramos
Veja Entrevista com o Professor


1. Auditor do Tribunal de Contas da União desde 2006, atuando sempre no setor de licitações, onde exerce a função de Diretor de Licitações do TCU.
2. Atualmente, desempenha, dentre outras atividades, as funções de pregoeiro oficial, leiloeiro e presidente de comissões especiais de licitação.
3. É formado em direito e administração de empresas. Advogado, militante nas áreas cível, previdenciária e administrativa.
4. Professor de cursos preparatórios para concursos em Brasília, na área de direito administrativo. É professor da Escola Nacional de Administração Pública – Enap, no curso de Formação de Pregoeiro.
5. Professor do Instituto Serzedello Corrêa (unidade do TCU responsável pela capacitação de servidores públicos), onde ministra cursos para turmas de técnicos de controle externo. Atua também como conteudista para cursos de formação e aperfeiçoamento de pregoeiros.


MATERIAL DIDÁTICO
1.Material Didático:
• Apostila de acompanhamento contendo cópia das projeções;
• Apostila de acompanhamento contendo legislação;
• Bloco de rascunho, pasta e caneta;
2. Exemplar do CD-ROM “Estudos Complementares Relevantes”;
3. Um livro sobre o tema Licitações;
4. Kit de Higiene Bucal Vianna;
5. Coffee-Break (seis);
6.Almoço (dois) nos dias 11 e 12 de dezembro de 2018;
7.Certificado de Conclusão de curso.

Horário
  1. Segunda-Feira dia 10
    14:00 horas as 18:00 horas Coffe break as 16:00
  2. Terça e quarta 11 e 12
    8:30 horas as 17:30 Coffe break as 10:00 horas e as 16:00 horas Almoço 12:00
  3. Quinta-Feira dia 13
    8:30 horas as 12:30 Coffe break as 10:00
Fotos do evento