google-site-verification: google9b055b63b145b2a7.html
negociação

Conceito de negociação

Variáveis que interferem na negociação

Negociação nas cotratações

Como estruturar uma negociação

Planejamento das negociações

Reunião das negociações

Acompanhamento dos resultados das negociações
Modelo de planilha de preços
A negociação nas contratações públicas
Passo a passo nas negociações públicas

Os Tipos de Negociação

Por José Valmir Amaral de Oliveira
A negociação chamada ganha X ganha, ou negociação colaborativa, é aquela em que os atores visam equacionar soluções que viabilizem a satisfação das partes, onde o negócio fica vantajoso para todos, por exemplo: dando um retorno equilibrado, propiciando uma relação justa e duradoura, na maioria das vezes, é melhor a empresa ganhar um pouco menos, mas contar com aquele lucro por muito tempo do que ser um lucro maior que venha gerar insatisfações e desgastes na própria imagem e de curta duração.

A negociação que foi estruturada, trabalhada, mas não foi finalizada em função de impasses gerados e não solucionados é a chamada perde X perde. Não trouxe resultado prático nem positivo para ninguém e ainda deu prejuízo para todos.

Quando o negócio fica desequilibrado, ou seja, só uma parte leva vantagem, e conseqüentemente, a outra sai perdendo, a negociação é denominada de ganha X perde (competitiva) ou perde X ganha (subordinativa). Nesse caso estabeleceu-se uma relação buscando apenas a vitória como uma disputa de medalha, onde a outra parte vai sentir-se derrotada.

O tipo mais justo é aquele que normalmente é almejado; é o que busca harmonia propiciando o ganho dos participantes em proporções eqüitativas.